A Terra Média na Nova Zelândia

A Terra Média na Nova Zelândia

08 dez

Tudo que você precisa saber sobre o sistema de transporte público em Auckland na Nova Zelândia.


Auckland é a maior cidade da Nova Zelandia e como tal possui uma complexa rede de transportes pra atender a demanda de mais de 1.4 milhões de pessoas se deslocando diariamente. As opções incluem: Ferry, Trem e Ônibus.

Geralmente os horários são cumpridos e existem diferentes empresas de ônibus que vão pra bairros diferentes. Outro ponto curioso está no fato que não é uma tarifa única. Quanto mais longe você for, mais vai pagar. Existem tarifas por exemplo só pra subir a principal rua da cidade que é bem inclinada: a Queen St. Quando há grandes eventos, transporte grátis é frequentemente providenciado aos cidadãos.  



Um ônibus muito procurado é o Inner Link que cobra tarifas a partir de 1NZD pra dar uma volta na parte do centro mais próxima. Mapas e maiores informações: https://at.govt.nz/bus-train-ferry/bus-services/link-bus-service/. Outro super solicitado é o ônibus que sai do Centro de madrugada sábado e domingo levando os festeiros embora pra casa em segurança. Custa a partir de 4.50 NZD e mapas e horários podem ser conferidos nesse link: https://at.govt.nz/bus-train-ferry/bus-services/niterider-services/.

Algo muito interessante está no fato de que alguns ônibus e ferries já vem com o suporte pra levar a bicicleta. Pra quem não quer usar o carro, pode-se dirigir até um dos estacionamentos dos terminais metropolitanos, deixar o carro e usar o transporte. Na volta pegar o carro no estacionamento e voltar pra casa. É uma solução inteligente para não congestionar o centro onde estão a maioria dos escritórios.


O nome do cartão pré pago que se usa pra andar no sistema de transporte de Auckland chama-se AT HOP e pode ser solicitado pela internet através do link: https://at.govt.nz/register-for-at-hop/.


Um dos serviços mais procurados pelo ótimo custo benefício é o transporte do centro pro Aeroporto Internacional e vice versa. É muito mais barato que um taxi que ficaria por volta de 70 – 120nzd por um trecho dependendo do horário e dia. O valor desse serviço é de 16 NZD um trecho e maiores informações podem ser encontradas aqui: https://at.govt.nz/bus-train-ferry/bus-services/airport-services/.


Outra alternativa pra quem chega ou vai pro aeroporto é o SuperShuttle. Uma van que conhecemos no Brasil como lotação. Então espera-se encher com vários usuários e depois vai deixando usuário por usuário. O contra seria se está hospedado longe, vai demorar mais. O valor desse serviço em Auckland é de 38NZD em média. Maiores info desse serviço: https://www.supershuttle.co.nz/.


Maiores informações de horários e serviços extras podem ser encontrados no website do sistema de transportes geral de Auckland: https://at.govt.nz/.

Voltar